quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Amor: a essência da natureza de Deus

"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." I Co 13:4-7

O amor é a identidade do verdadeiro cristão. Isso porque o próprio Deus é amor. Ele nos amou e nos deu, juntamente com a salvação, o dom de amar. Muito além do amor romântico, de um sentimento, o verdadeiro amor ultrapassa essas barreiras e é parte da personalidade do cristão.

Como está escrito no Manual Bíblico de Halley, "O amor é a arma mais eficaz da igreja. O amor é a essência da natureza de Deus. O amor é a perfeição do caráter humano. O amor é a força mais poderosa e determinante do universo inteiro. Sem o amor, nenhum dos vários dons do Espírito teria proveito".

Certa vez, em uma pregação na IBL, o pastor Márcio sugeriu que colocássemos o nosso nome onde se encontra a palavra amor, nos versículos que citei de I Coríntios 13. Aparentemente uma coisa fácil, isso demonstrou ser uma tarefa bem difícil.

"O amor é paciente". Será que consigo esperar pelas respostas de Deus? Será que consigo ser paciente com as outras pessoas?

"O amor é bondoso". Será que eu não apenas trato as pessoas bem por obrigação, mas porque realmente quero fazer isso? O quanto eu sou generosa?

"Não inveja". Quantas vezes já invejei na vida? Quantas vezes já quis ter o que os outros tinham no lugar deles? Será que já trapaceei para alcançar o que queria?

"Não se vangloria". Eu conto vantagem sobre as coisas que faço? Me esqueço de que Deus me deu certas habilidades e me vanglorio como se fosse eu simplesmente que conquistei as coisas por causa dessas habilidades?

A lista continua.... Pode até parecer rígido demais ter boas respostas para todas as perguntas acima, mas foi o próprio Jesus quem disse "Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês", conforme está escrito em Mateus 5:48.

Eu não sou perfeita, estou muito longe até do meu próprio ideal de perfeição (o que dizer então do ideal de Deus), mas não vou desistir de buscar a perfeição, não vou desistir de buscar cumprir a vontade Deus e tampouco vou deixar de buscar amar o mundo como o próprio Pai me amou. Convido você a fazer o mesmo. Se você tem interesse em levar o Amor às pessoas que se sentem entristecidas e desencorajadas, faça parte dos Profetas da Alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário