quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Alegria - mas por quê?

Uma das evidências mais terríveis da nossa geração é a tristeza, fruto do isolamento que a vida moderna nos proporciona. Vivemos no apogeu da depressão, do stress físico e emocional. A tristeza é ausência de Deus, sinal de que estamos desconectados da fonte que é Deus. A tristeza é também a grande causadora da depressão e a conseqüência ao mesmo tempo.

Podemos dizer também que a esperança anda de mãos dadas com a alegria: quando uma ou outra deixa de existir, o risco de desmoronarmos é muito provável.


A alegria é um remédio contra a tristeza e a depressão. Rir um pouco todos os dias faz bem para as nossas almas e alimenta a nossa esperança.

Um exemplo muito palpável de quem superou a dor e o sofrimento e desfilou serenidade e alegria interior foi o apóstolo Paulo. Ele teve seu coração transpassado varias vezes pela lança do sofrimento, mas não se deixou abater pela tristeza e desesperança. Paulo se manteve de pé, firme e confiante naquele que dá sentido aos nossos sofrimentos. Sua alegria não era euforismo, mas vinha da sua confiança em Deus, da sua esperança mergulhada no Espírito Santo de Deus.

Acho que mais convincentes que todas as minhas palavras, são os trechos em que Paulo fala  sobre o sofrimento. 

“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nosso corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Rm 5:3-5)

“Considero que os nosso sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Rm 8:18)


A esperança lança fora toda tristeza e nos coloca em estado de confiança que gera em nós paz e alegria. Está é a verdadeira alegria que o mundo não consegue nos dar, e para isso é preciso estarmos conectados na verdadeira fonte que é Deus. Só Ele pode nos sustentar em tempos sombrios e incertos.

Que o Espírito Santo nos ensine a buscar na verdadeira fonte esta alegria que é fruto da nossa confiança em Deus e transmiti-la para as pessoas que estão ao nosso redor.

2 comentários:

  1. Muito bom... Deus é aquele que nos faz transbordar da alegria plena, independente da situação!

    ResponderExcluir
  2. A alegria do Senhor é a nossa força!

    ResponderExcluir